Para ampliar a transparência da eleição dos conselheiros tutelares, realizada no último domingo, foram disponibilizados, nesta quinta-feira (10), para consulta os boletins das urnas eletrônicas utilizadas na votação. Os documentos trazem as informações de cada uma das seções eleitorais, como o total de eleitores que participaram do processo e a quantidade de votos recebidos pelos candidatos por local de votação.
O resultado da eleição foi publicado pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF), na terça-feira (8), no Diário Oficial do Distrito Federal, iniciando o prazo de cinco dias úteis para que qualquer cidadão protocole pedido de impugnação do resultado, ou seja, questione o resultado das urnas. Após esse período, será divulgada a lista dos que estão aptos a fazerem o curso de formação inicial, última etapa do processo de escolha.
O comparecimento às aulas é obrigatório e, portanto, os candidatos eleitos que não participarem serão excluídos do processo. Com carga horária de 60 horas, a formação está prevista para novembro. Somente após esta última etapa, será divulgada a relação final dos 200 conselheiros tutelares que serão empossados no dia 10 de janeiro para mandato de quatro anos, entre 2020 e 2023.
Também continua aberto o prazo para as denúncias de propaganda eleitoral irregular, que podem ser feitas até cinco dias uteis após a votação. Elas podem ser encaminhadas por meio do Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal – OUV/DF disponível no sítio eletrônico www.ouvidoria.df.gov.br, pelo telefone 162 ou presencialmente na Ouvidoria da SEJUS localizada na SAIN – Estação Rodoferroviária – Sala da Ouvidoria, de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Confira os boletins das urnas eletrônicas por seções eleitorais:
Identificação das seções por local de votação