Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/09/23 às 1h55 - Atualizado em 5/01/24 às 13h32

Posse dos conselheiros tutelares será dia 10 de janeiro

Posse dos conselheiros tutelares será dia 10 de janeiro

 

Cerimônia será às 15h30 no Museu Nacional da República. Ao todo, 220 novos membros irão atuar no quadriênio 2024/2027

 

Thaís Rohrer  – Ascom-Sejus/DF

 

Os novos Conselheiros Tutelares do Distrito Federal se reunirão para cerimônia de posse na próxima quarta-feira (10), às 15h30, no Museu Nacional da República. Foram escolhidos 220 conselheiros titulares para o mandato do quadriênio 2024/2027, após um processo seletivo composto por quatro fases.

 

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), é responsável por conduzir o processo de escolha dos conselheiros tutelares.

 

Os 220 conselheiros titulares atuarão nos 44 conselhos tutelares distribuidos pelas 35 regiões administrativas do DF. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva, e remuneração de R$ 6.510,00.

 

Os conselheiros tutelares têm entre as atribuições o atendimento de crianças e adolescentes ameaçados em seus direitos, buscando medidas de proteção, aconselhamento de pais ou responsáveis e encaminhamento ao Ministério Público de casos que demandem ações judiciais.

 

Quatro fases

 

O processo seletivo foi dividido em quatro fases. A primeira ocorreu no dia 18 de junho, com a aplicação da prova objetiva para os candidatos. A segunda etapa teve caráter eliminatório e incluiu a análise de documentação. O resultado definitivo dessa fase foi publicado dia 28 de julho do ano passado.

 

A terceira fase foi a eleição dos candidatos em outubro. O eleitor pôde votar na cidade onde o título estava cadastrado e no candidato dessa região administrativa. Foram quase cinco mil pessoas concorrendo para o cargo no Distrito Federal.

 

A quarta e última etapa foi o curso de formação inicial dos eleitos, realizado nos meses de novembro e dezembro. Foram 122 horas-aula, 80 delas presenciais e 42 na modalidade EaD. As disciplinas ministradas no curso incluíram direitos humanos, igualdade, assédio moral e sexual, ética e atendimento ao público.

 

Informações sobra a posse

 

No dia da posse é importante que os conselheiros estejam com documento de identificação com foto. O auditório do Museu da República comporta 700 pessoas, por isso cada conselheiro poderá levar até dois convidados para a cerimônia.

 

Mais informações pelo telefone 2244-1407.