O Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares 2023, que escolherá conselheiros tutelares para os 44 conselhos, das 35 Regiões Administrativas do Distrito Federal, com mandato quadriênio 2024-2027, inclui quatro fases.
Destaca-se aqui a terceira fase: a eleição direta, com voto secreto e facultativo, em que os eleitores do Distrito Federal, com cadastro de eleitor em dia, podem votar no candidato de sua preferência para ocupar o cargo de conselheiro tutelar de sua Região Administrativa. Para esta fase, é fundamental que tanto eleitores como candidatos atualizem seu cadastro eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral – TRE até o dia 7 de junho de 2023. A atualização do cadastro eleitoral garante que eleitores votem nos candidatos de sua Região Administrativa e que os candidatos se candidatem exatamente por ela. A atualização cadastral no TRE vai até o dia 7 de junho de 2023.
As outras fases do Processo de Escolha são: primeira fase, que inclui a realização de exame de conhecimento específico; segunda fase, que é da e análise de documentação, será feita apenas para os candidatos que passarem no exame e para aqueles que comprovarem exercício de pelo menos 50% de mandato de conselheiro tutelar. Por fim, a quarta fase é o curso de formação, realizado exclusivamente para aqueles aprovados nas três fases anteriores.