No dia 6 de outubro, os eleitores têm um compromisso com as crianças e adolescentes: escolher os próximos conselheiros tutelares do Distrito Federal, que serão responsáveis por garantir direitos e enfrentar situações de violência. São mais de 800 candidatos na disputa. Cada eleitor só poderá votar em um candidato da região administrativa na qual o seu título é registrado. Então, os moradores da Ceilândia, por exemplo, só poderão votar nos candidatos da Ceilândia.
Serão eleitos nesse processo democrático 200 conselheiros tutelares que atuarão entre 2020 e 2023 nos 40 conselhos espalhados pelo DF, além de 400 suplentes. Estão aptos a votar os cidadãos brasileiros em pleno gozo dos seus direitos políticos, com domicílio eleitoral no Distrito Federal. O voto não é obrigatório, mas a ampla participação dos eleitores é fundamental para definir quem serão os responsáveis por garantir os direitos, respeito e proteção a crianças e adolescentes.
Onde votar: serão disponibilizados 148 locais de votação em todas as regiões administrativas do DF. Com número do título e nome completo, o cidadão pode consultar de forma simples e rápida onde votará, por meio do sistema eleicao.sejus.df.gov.br/?consulta=true. A lista completa dos locais de votação também está disponível para consulta. Neste caso, o eleitor que lembrar da sua zona eleitoral, pode encontrar seu local de votação neste link: http://conselhotutelar.sejus.df.gov.br/lista-completa/.